quarta-feira, 19 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO DIGITAL - NOELIA / BÁRBARA


COLÉGIO PROFª IVONE VÍCTOR FERNANDES SANTOS
CIDADE: CIPÓ BAHIA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE - 11
CURSO DE EDUCAÇÃO DIGITAL
FACILITADORA: CEIÇA LIMA
CURSISTAS: NOELIA SOUZA E BÁRBARA SANTANA



ANÁLISE DO VÍDEO - DO SONHO AOS ARES

Desde os primórdios da humanidade que o ser pensante e repleto de raciocínio lógico, vem realizando grandes descobertas através de tentativas calcadas de muita persistência, mas sempre alcançando os objetivos desejados, assim observamos todas as tentativas de voar de Santos Dumont, até o seu total sucesso observado no aprimoramento dos meios de transporte aéreos, foguetes, robôs, que seguem para o espaço em busca de realizarem feitos inéditos a cada tentativa.
Observando todas essas teses, verificamos a invasão direta da tecnologia na nossa vida, estando relacionada desde a nossa saúde, relações humanas, estética humana, enfim, e principalmente na nossa educação. A tecnologia no âmbito educacional chegou trazendo novas formas de ensinar e aprender, condizentes com a evolução digital que exige da sociedade o conhecimento e habilidade para lidar com esse “novo”, caracterizado pela complexidade e diversidade de métodos e formas. Diante disso nós educadores, devemos nos adaptar e ampliar o compromisso com as questões educacionais para superar os limites de espaço e tempo, de forma a possibilitar que pessoas de todas as idades e condições sociais tenham acesso ao "mundo" que é a tecnologia, vivenciando diversas maneiras de construção do conhecimento, sem perder de vista o foco da aprendizagem educacional.
Essa possibilidade nos leva a construção do conhecimento cada vez mais amplo, sistemático e interdisciplinar, integrando o pensamento racional, ético, humanista, que requer desse profissional desenvolver uma nova pedagogia educacional: isso implica uma criação de novos métodos e estratégias, competências de ensino-aprendizagem que levem os alunos a desenvolverem o raciocínio crítico.

Um comentário:

Nossos cursistas!!! disse...

Que bom que vocês pensam assim, "que é a tecnologia, vivenciando diversas maneiras de construção do conhecimento, sem perder de vista o foco da aprendizagem educacional".Muito pertinente as colocações, nesse
mundo contemporâneo a pedida é essa mesmo, que não fujamos do foco principal que é o nosso aluno, e que estejamos sempre buscando inovações para aprimoramento de nossa práxis em sala de aula.
Parabéns pelo dinamismo da dupla durante todo o curso, o "soninho" também nas horas tão incertas, rsrsrsrs, mas, que acima de tudo percebi que vocês são capazes, e que tem um potencial incrível para dinamizar e elevar o aprendizado do educando.
O meu 10 merecido para a dupla.
Adorei conhecê-las.
Bjus no coração
Facilitadora Ceiça
NTE 11