segunda-feira, 17 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO DIGITAL - ANA MARIA/HOZANA


COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA IVONE VICTOR FERNANDES DOS SANTOS
ALUNAS: ANA MARIA DA CONCEIÇÃO DANTAS
HOZANA MARIA BAPTISTA OLIVEIRA LIMA
FACILITADORA: PROFª CEIÇA LIMA

Assistindo ao vídeo “Do sonho aos ares”, fizemos uma análise dos anseios que o ser humano tem por novas descobertas e dos sonhos de conquistar novos horizontes. Foi assim com Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Thomas Edison, Santos Dumont e muitos outros que através de seus estudos e experiências fizeram suas magníficas descobertas e invenções.
O povo ao longo de sua história, sempre acompanhou e soube interpretar muito bem o que havia de realmente novo nas idéias vindas do mundo exterior. Nós não podemos ficar fora disso.
Vivemos atualmente a era digital (das novas tecnologias) e recebemos todos os dias informações sobre os mais diferentes pontos da Terra, que nos chegam com rapidez e eficiência dos veículos eletrônicos do mundo contemporâneo.
A eficiência das novas tecnologias permite-nos uma análise e nos faz refletir sobre a importância de nós, educadores, estarmos aptos às mudanças que a tecnologia digital propõe na nossa trajetória pessoal e profissional.
Às vezes, o medo de modificar costumes antigos faz com que permaneçamos estacionados e ultrapassados frente aos novos tempos. É preciso mudar essa concepção e abrir-se ao novo buscando aprimorar a nossa prática pedagógica utilizando instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas.
Por tudo isso, é fundamental que aproveitemos a oportunidade de nos capacitarmos através dos cursos que nos são proporcionados como este educação digital, o qual nos coloca a par dos recursos do computador e dos programas que podem ser usados no desenvolvimento do processo educativo.

Um comentário:

Nossos cursistas!!! disse...

Muito pertinente as colocações de vocês, como dizem: "Às vezes, o medo de modificar costumes antigos faz com que permaneçamos estacionados e ultrapassados frente aos novos tempos." É importante que estejamos abertos as mudanças, em busca das inovações para aprimorar nossa práxis pedagógica, para melhoria na qualidade no ensino
aprendizagem.
Parabéns a dupla pelo desempenho brilhante durante todo o curso.
O meu 10 bem merecido para a dupla.
Adorei conhecer vocês.
Grande abraço
Facilitadora Ceiça
NTE 11