segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ATIVIDADE - CURSO LINUX

É indubitável a importância do uso do computador na sala de aula hoje, por
ser uma ferramenta que está frente de tudo oferecendo a possibilidade ao educando de interagir com o mundo.
Considerando que além da forte motivação que o computador (internet) exerce
em grande parte dos alunos, contrastando com o desinteresse quase geral pelas atividades escolares; de dar oportunidades às escolas de renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos; possibilita ao educando a construção do conhecimento transformando a sala de aula num espaço real de interação de troca de resultados.
Consideráveis mudanças podem ser observadas. A transmissão do conhecimento acontece de forma diferente, ou seja, não precisa necessariamente acontecer em um ambiente restrito e estar em constante contato com o professor em sala de aula. O uso das tecnologias está mudando o enfoque do processo escolar. O processo ensino aprendizagem terá um novo enfoque, conforme cita Robert Branson: “O professor não será mais o detentor do conhecimento e o aluno simplesmente o receptor; mas professores e alunos irão interagir visando um maior aprimoramento, mudando assim o paradigma nos dias de hoje na educação”.
Nesse contexto, pode-se dizer que o professor assumirá várias funções como:
estimular a pesquisa em rede; servir de base para alcançar objetivos; colaborar com apoio multidisciplinar; incentivar a interação entre alunos; coordenar trabalhos; fornecer endereços interessantes na internet; leitor crítico; autor de textos e verificador de metas.
Sendo assim, a participação do computador dentro do processo de ensino e aprendizagem beneficia tanto o aluno quanto o professor. O professor através da possibilidade de reciclagem de conhecimentos e aluno através da diversidade, da dinâmica de exploração das informações e idéias com outros alunos de outras escolas e de outras culturas.

REFERÊNCIAS

http://www.pgie.ufrgs.br.Acesso disponível em 07/11/11.

CURSO LINUX - CIDADE DE CHORROCHÓ

COLÉGIO ESTADUAL SÃO JOSÉ
CURSISTA - LUSINEIDE

ERA DIGITAL


A era digital lentamente chegou às escolas, no entanto hoje se faz muito presente nas salas de aula, o uso adequado é a grande questão que gira em torno do uso das TICs.
As TICs (Tecnologias de informações e comunicação) embora pareçam novidades já existem a algum tempo e fazem parte da vida dos estudantes de hoje, nessas condições o professor, que não teve contato com as TICs desde cedo, deve procurar o aperfeiçoamento de sua prática utilizando os recursos tecnológicos disponíveis e viáveis à sala de aula, para inovar suas aulas motivando seus alunos.
A aprendizagem, hoje, é um processo colaborativo, em que as informações se destacam ao redor de interesses comuns, facilitando a construção do conhecimento e é nesse sentido que o computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas, pois com eles as informações se fazem mais acessíveis com a internet e trabalhos mais organizados com o uso de outros programas, além de propiciar uma relação mais estreita entre professores e alunos através das redes sociais nas quais as pessoas podem se comunicar em tempo real.
A necessidade de reaprender como encontrar, selecionar, avaliar, organizar e recriar a informação de acordo com sua relevância foi o que o computador e a internet trouxe de novo, o professor tem a possibilidade de selecionar sites que venham a acrescentar e construir a aprendizagem, pois a um imenso volume de dados em circulação que deve ser, realmente selecionado pelo professor a fim de direcionar seu aluno que são conectados, imediatistas e preferem aprender fazendo a apenas ouvir, atraídos pela novidade e facilidade de um click.
Nessas circunstâncias o papel do educador, é de suma importância, pois é ele quem media, direcionaliza e seleciona as informações que, ao menos na sala de aula, são acessadas pelos alunos, no intuito de que o que eles aprendem na sala de aula levem para a vida, construindo uma sociedade com cidadãos responsáveis na propagação de informações veiculadas na mídia.

domingo, 23 de outubro de 2011

PARA OS CURSISTAS DE CHORROCHÓ!!!

CURSISTAS DE CHORROCHÓ.

PARABÉNS A TODOS OS CURSISTAS QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE NO CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL NA CIDADE DE CHORROCHÓ - BA, MINISTRADO PELA PROFª CEIÇA DO NTE 11 / PAULO AFONSO.

"Eu sei que mudanças podem ser assustadoras. Mas faz parte do crescimento. É assim que descobrimos como somos, e o que vamos ser." - Frase de Miley Ray Cyrus

domingo, 9 de outubro de 2011

MARIA DO CARMO E CREUZA!!! COM CARINHO PARA AMENIZAR A DOR.



A Morte não é Nada
" Santo Agostinho "


"A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi."


(Repasse com os devidos créditos)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ATIVIDADE - ANA PAULA PASSOS/NORMA SUELY/MARIA GICELMA

ANA PAULA PASSOS
NORMA SUELY PEDREIRA
MARIA GICELMA SERGIO LIMA




O computador veio para modificar as práticas pedagógicas do professor , principalmente os que ainda ensinam de forma tradicional. Muda quando o professor usa um vídeo para chamar a atenção do aluno para um determinado conteúdo , as relações entre professor e aluno passam a ser mais de mais dialogo, pois o computador passou hoje a ser objeto de integração dentro do espaço escolar.
As mudanças analisadas foram a forma como a informação pode ser vista, existem inúmeras formas de construir trabalhos, as imagens são inúmeras, o aluno tem o mundo em um clik, claro que o uso não deve ser banalizado e sim direcionado de forma correta.

Hoje já é possível conhecer um país sem nunca ter ido até lá, o conhecimento é amplo e esta em todas as classes sociais, todos tem direito a esse acesso, a comunicação com outras pessoas também, parentes por exemplo que estão longe, é possível com o uso consciente da internet.

Por fim, o profissional tem hoje o importante papel de nortear o uso dessa tecnologia, para que isso aconteça ele deve esta pronto para conhecer e entender como usá-lo, visto que hoje o desenvolvimento da educação deve ter como principal tarefa, usar as novas tecnologias como material de apoio didático.

ATIVIDADE - SOLANGE E MARIA JOSÉ

COLÉGIO EST. JOSÉ LOURENÇO DE CARVALHO – JEREMOABO-BA
CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – NTE 11 – DIREC 10
CURSISTAS: MARIA JOSÉ GONÇALVES GAMA; SOLANGE MARTINS PASSOS

O COMPUTADOR NA SALA DE AULA













Com base em nossas experiências e ainda no exposto nos sites de pesquisa na internet sobre a temática proposta, chegamos às seguintes conclusões:
Estamos vivendo em plena era digital e nossos alunos mesmo não tendo um micro em suas casas têem acesso a computador e internet em lan house, bisbilhoteiam, buscam as mais diversas formas de pesquisa, interação e diversão na net. Portanto, a escola não pode se distanciar dessa realidade. Deverá trazer essa evolução tecnológica para a sua realidade e fazer uso do computador na sala de aula e da internet como uma ferramenta pedagógica para além da interdisciplinaridade.
Tanto a Internet quanto o computador são ferramentas pedagógicas de suma importância para transformar o processo de ensino aprendizagem, deixando claro que, entretanto, não deverão substituir o professor, que passa agora a exercer o papel de mediador do processo de aquisição do conhecimento e não mais o de expositor, único detentor do saber. É importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la.O que acontece é que muitos de nós professores não estamos ainda conectados a esse mundo das TICs. Precisamos ter a mesma ousadia que tem nossos alunos em buscar nas novas tecnologias (internet, computador) mecanismos que possibilitem uma aula interativa sem deixar que a máquina jamais se sobreponha ao profissinal /professor. É inegável a presença e a necessidade do uso das tecnologias na sala de aula. Cabe a cada um de nós identificar a melhor maneira de utilizá-la, sem no entanto esquecer o que nos diz o prof. Moran: "Há muitas mudanças acontecendo e não podemos ignorá-las ou condená-las. Só estou chamando a atenção para uma inversão de valores, que pode nos prejudicar como pessoas e sociedade." Pensando assim, vale a pena lembrar sempre que somos nós, os educadores, e não as máquinas. que podemos fazer a diferença na educação. Então, usar a tecnologia é importantíssimo, mas não se pode permitir que ela venha a tomar nosso espaço e seja a única fonte de conhecimento para nossos alunos.
A exemplo da nossa escola, infelizmente muitas escolas dispõe de laboratório de Informática, mas não dispõe de um profissional qualificado para dinamizá-lo e coordená-lo, e, sendo assim, torna-se inviável à escola cumprir o seu papel cidadão de favorecer a inclusão digital. É preciso, antes que todos os professores estejam inseridos nessa era digital, desenvolvam habilidades e competências para utilizar o computador na sala de aula, fazendo desse um aliado para o momento de preparo de aula, de forma a dinamizá-la, torná-la mais atraente, interativa e prazerosa. Da mesma forma, é preciso investir na capacitação de professores no uso das TVs Pendrive, pois, hoje, a escola dispõe de um aparelho de TV em cada sala de aula, mas é notória ainda, a dificuldade dos professores em manuseá-las.É preciso que o professor busque constantemente capacitar-se para estar conectado ao mundo das Novas Tecnologias da Educação.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATIVIDADE - ACÁCIA MARIA CAMPOS LEITE E MARIA DO CARMO SANTANA

ESCOLA ESTADUAL DR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES
ALUNAS: ACÁCIA MARIA CAMPOS LEITE LIMA E MARIA DO CARMO SANTANA
CURSO DE INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DIGITAL
MULTIPLICADORA: CEIÇA LIMA
CARGA HORÁRIA: 08:00 HORAS

É importante dizer que a geração atual aprendeu a viver com a tecnologia digital sem se esforçar pois nasceu e cresceu no meio dela.
Então é natural o seu uso. De modo inverso aconteceu conosco (geração anterior) tivemos que nos adaptar as novas transformações
tecnológicas. É notório que o computador trouxe mudanças à sala de aula tanto no que diz respeito a interação professor x aluno quanto
ao aspecto de formação mesmo desse professor, sem falar na autonomia que traz ao aluno na busca do conhecimento, visto que agora temos muitas fontes para mesma informação.
Enfim, diante desse panorama tecnológico onde temos mais opções e os espaços geográficos se encurtaram, o nosso papel de professor/mediador é descobrir novas estratégias para utilizar essa tecnologia de modo que seus benefícios sejam aproveitados por nossos alunos de maneira responsável, crítica, proveitosa e sustentável.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CURSO : INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROFESSORA: CEIÇA NTE: PAULO AFONSO
ALUNAS: HELENISE SANTANA VIEIRA LIMA E MARIA BERNADETE DE JESUS LIMA

ATIVIDADE A DISTÂNCIA


NA ERA DIGITAL, CUMPRE AO PROFESSOR CONHECER OS RECURSOS E FERRAMENTAS TECNOLÓGICOS, PARA TRAZER A SALA DE AULA UMA NOVA DIDÁTICA COMPATÍVEL COM A GLOBALIZAÇÃO.
O DESAFIO SE TORNA AINDA MAIOR, TENDO EM VISTA QUE MUITOS ALUNOS NASCERAM ACOMPANHANDO O DESENVOLVIMENTO DA INFORMÁTICA. NÃO OBSTANTE, DEVEMOS NOS LEMBRAR QUE EXISTE UMA PARCELA DE ALUNOS QUE NÃO FAZEM USO DA REDE MUNDIAL CHAMADA INTERNET. MUITOS DESSES NÃO POSSUEM COMPUTADORES E HÁ AQUELES QUE QUANDO POSSUEM COMPUTADORES NÃO PODEM ARCAR COM OS CUSTOS DO SERVIÇOS DA INTERNET.
TUDO ISSO NOS FAZ LEMBRAR DA NECESSIDADE DE INCLUSÃO DESSES ALUNOS, ESTAMOS AÍ DIANTE DO DESAFIO DA CHAMANDA INCLUSÃO DIGITAL.
AS AULAS EM LABORATÓRIOS DE COMPUTADORES DEVERÃO SER UMA FERRAMENTA UTILIZADA PARA TODOS OS ALUNOS APRENDEREM CURSO REGULAR DE INFORMÁTICA GRATUITAMENTE, TENDO EM VISTA QUE O SERVIÇO É COBRADO PELAS ESCOLAS ESPECIALIZADAS.
COM O USO DA TECNOLOGIA OS PROFESSORES PODERÃO TER COMO BASE AS SUGESTÕES DOS PRÓPRIOS ALUNOS , OS QUAIS DEMONSTRARAM MAIOR INTERESSE NAS AULAS , DADA A PRÓPRIA INTERATIVIDADE DA INFORMÁTICA.
DESSA FORMA, O DESAFIO DA INFORMÁTICA “CONECTA” PROFESSORES E ALUNOS COM INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS DO MUNDO GLOBALIZADO.
O SITE GOOGLE É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE PARA PESQUISA , TODAVIA, O ALUNO DEVERÁ SER CONSCIENTIZADO QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NÃO DEVE SER BASEADO EM PLÁGIO , E AI É MAIS UM DESAFIO DO PROFESSOR NA TENTATIVA DE IMPEDIR A MERA REPETIÇÃO DO CONHECIMENTO ALHEIO.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CURSO INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL - JEREMOABO - BA

PENSANDO A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA.



Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães
Alunas: Herlaine de Menezes Teixeira e Maria Creuza de Menezes Teixeira
Curso: Introdução à Educação Digital
Carga horária: 8 horas
Professora Multiplicadora: Ceiça

O computador na sala de aula





A cada dia é mais notória a presença da tecnologia em nossas vidas. Afinal, vivemos em um mundo globalizado. E, assistindo a essa explosão tecnológica, sentimos a tamanha necessidade de nos tornarmos “íntimos” dessa evolução.
A tecnologia está em todo lugar e é preciso acompanhá-la. No contexto educacional, por exemplo, essa se tornou uma ferramenta fundamental para o processo ensino aprendizagem. Há alguns anos atrás era insignificante o número de alunos que tinham computadores e internet em casa, mas atualmente vemos que esses instrumentos têm estado mais presentes no cotidiano desses alunos. E sabendo desta “febre”, é importante pensar nas relações entre os indivíduos inseridos nesse contexto (educacional). O uso do computador nas salas de aula possibilita ao educando ingressar em um mundo cheio de informações, possibilidades... E cabe ao professor aceitar esse desafio e tornar-se mediador desse processo.
Acredito que com a internet e o computador as aulas ficarão mais dinâmicas e interessantes e o aluno descortinará um mundo bem mais abrangente que aquele visto no livro didático.
Portanto, aderir a essa nova forma de dar aulas é presentear o nosso aluno com um mundo cheio de possibilidades, perspectivas e sucessos.