segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ATIVIDADE - CURSO LINUX

É indubitável a importância do uso do computador na sala de aula hoje, por
ser uma ferramenta que está frente de tudo oferecendo a possibilidade ao educando de interagir com o mundo.
Considerando que além da forte motivação que o computador (internet) exerce
em grande parte dos alunos, contrastando com o desinteresse quase geral pelas atividades escolares; de dar oportunidades às escolas de renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos; possibilita ao educando a construção do conhecimento transformando a sala de aula num espaço real de interação de troca de resultados.
Consideráveis mudanças podem ser observadas. A transmissão do conhecimento acontece de forma diferente, ou seja, não precisa necessariamente acontecer em um ambiente restrito e estar em constante contato com o professor em sala de aula. O uso das tecnologias está mudando o enfoque do processo escolar. O processo ensino aprendizagem terá um novo enfoque, conforme cita Robert Branson: “O professor não será mais o detentor do conhecimento e o aluno simplesmente o receptor; mas professores e alunos irão interagir visando um maior aprimoramento, mudando assim o paradigma nos dias de hoje na educação”.
Nesse contexto, pode-se dizer que o professor assumirá várias funções como:
estimular a pesquisa em rede; servir de base para alcançar objetivos; colaborar com apoio multidisciplinar; incentivar a interação entre alunos; coordenar trabalhos; fornecer endereços interessantes na internet; leitor crítico; autor de textos e verificador de metas.
Sendo assim, a participação do computador dentro do processo de ensino e aprendizagem beneficia tanto o aluno quanto o professor. O professor através da possibilidade de reciclagem de conhecimentos e aluno através da diversidade, da dinâmica de exploração das informações e idéias com outros alunos de outras escolas e de outras culturas.

REFERÊNCIAS

http://www.pgie.ufrgs.br.Acesso disponível em 07/11/11.

Nenhum comentário: