quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CURSO : INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROFESSORA: CEIÇA NTE: PAULO AFONSO
ALUNAS: HELENISE SANTANA VIEIRA LIMA E MARIA BERNADETE DE JESUS LIMA

ATIVIDADE A DISTÂNCIA


NA ERA DIGITAL, CUMPRE AO PROFESSOR CONHECER OS RECURSOS E FERRAMENTAS TECNOLÓGICOS, PARA TRAZER A SALA DE AULA UMA NOVA DIDÁTICA COMPATÍVEL COM A GLOBALIZAÇÃO.
O DESAFIO SE TORNA AINDA MAIOR, TENDO EM VISTA QUE MUITOS ALUNOS NASCERAM ACOMPANHANDO O DESENVOLVIMENTO DA INFORMÁTICA. NÃO OBSTANTE, DEVEMOS NOS LEMBRAR QUE EXISTE UMA PARCELA DE ALUNOS QUE NÃO FAZEM USO DA REDE MUNDIAL CHAMADA INTERNET. MUITOS DESSES NÃO POSSUEM COMPUTADORES E HÁ AQUELES QUE QUANDO POSSUEM COMPUTADORES NÃO PODEM ARCAR COM OS CUSTOS DO SERVIÇOS DA INTERNET.
TUDO ISSO NOS FAZ LEMBRAR DA NECESSIDADE DE INCLUSÃO DESSES ALUNOS, ESTAMOS AÍ DIANTE DO DESAFIO DA CHAMANDA INCLUSÃO DIGITAL.
AS AULAS EM LABORATÓRIOS DE COMPUTADORES DEVERÃO SER UMA FERRAMENTA UTILIZADA PARA TODOS OS ALUNOS APRENDEREM CURSO REGULAR DE INFORMÁTICA GRATUITAMENTE, TENDO EM VISTA QUE O SERVIÇO É COBRADO PELAS ESCOLAS ESPECIALIZADAS.
COM O USO DA TECNOLOGIA OS PROFESSORES PODERÃO TER COMO BASE AS SUGESTÕES DOS PRÓPRIOS ALUNOS , OS QUAIS DEMONSTRARAM MAIOR INTERESSE NAS AULAS , DADA A PRÓPRIA INTERATIVIDADE DA INFORMÁTICA.
DESSA FORMA, O DESAFIO DA INFORMÁTICA “CONECTA” PROFESSORES E ALUNOS COM INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS DO MUNDO GLOBALIZADO.
O SITE GOOGLE É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE PARA PESQUISA , TODAVIA, O ALUNO DEVERÁ SER CONSCIENTIZADO QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NÃO DEVE SER BASEADO EM PLÁGIO , E AI É MAIS UM DESAFIO DO PROFESSOR NA TENTATIVA DE IMPEDIR A MERA REPETIÇÃO DO CONHECIMENTO ALHEIO.

Um comentário:

Nossos cursistas!!! disse...

Pertinentes colocações quando você fala da necessidade da inclusão digital para os alunos, uma vez que todos terão que fazer parte desse universo de saber tecnológico. Parabéns pela colocações na atividade e pelo dinamismo no curso. Senti falta da ilustração na atividade, conforme foi solicitada. Continue assim buscando conhecer novas práxis para melhor aprendizagem em sala de aula.
Abraços Ceiça