quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ATIVIDADE - SOLANGE E MARIA JOSÉ

COLÉGIO EST. JOSÉ LOURENÇO DE CARVALHO – JEREMOABO-BA
CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – NTE 11 – DIREC 10
CURSISTAS: MARIA JOSÉ GONÇALVES GAMA; SOLANGE MARTINS PASSOS

O COMPUTADOR NA SALA DE AULA













Com base em nossas experiências e ainda no exposto nos sites de pesquisa na internet sobre a temática proposta, chegamos às seguintes conclusões:
Estamos vivendo em plena era digital e nossos alunos mesmo não tendo um micro em suas casas têem acesso a computador e internet em lan house, bisbilhoteiam, buscam as mais diversas formas de pesquisa, interação e diversão na net. Portanto, a escola não pode se distanciar dessa realidade. Deverá trazer essa evolução tecnológica para a sua realidade e fazer uso do computador na sala de aula e da internet como uma ferramenta pedagógica para além da interdisciplinaridade.
Tanto a Internet quanto o computador são ferramentas pedagógicas de suma importância para transformar o processo de ensino aprendizagem, deixando claro que, entretanto, não deverão substituir o professor, que passa agora a exercer o papel de mediador do processo de aquisição do conhecimento e não mais o de expositor, único detentor do saber. É importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la.O que acontece é que muitos de nós professores não estamos ainda conectados a esse mundo das TICs. Precisamos ter a mesma ousadia que tem nossos alunos em buscar nas novas tecnologias (internet, computador) mecanismos que possibilitem uma aula interativa sem deixar que a máquina jamais se sobreponha ao profissinal /professor. É inegável a presença e a necessidade do uso das tecnologias na sala de aula. Cabe a cada um de nós identificar a melhor maneira de utilizá-la, sem no entanto esquecer o que nos diz o prof. Moran: "Há muitas mudanças acontecendo e não podemos ignorá-las ou condená-las. Só estou chamando a atenção para uma inversão de valores, que pode nos prejudicar como pessoas e sociedade." Pensando assim, vale a pena lembrar sempre que somos nós, os educadores, e não as máquinas. que podemos fazer a diferença na educação. Então, usar a tecnologia é importantíssimo, mas não se pode permitir que ela venha a tomar nosso espaço e seja a única fonte de conhecimento para nossos alunos.
A exemplo da nossa escola, infelizmente muitas escolas dispõe de laboratório de Informática, mas não dispõe de um profissional qualificado para dinamizá-lo e coordená-lo, e, sendo assim, torna-se inviável à escola cumprir o seu papel cidadão de favorecer a inclusão digital. É preciso, antes que todos os professores estejam inseridos nessa era digital, desenvolvam habilidades e competências para utilizar o computador na sala de aula, fazendo desse um aliado para o momento de preparo de aula, de forma a dinamizá-la, torná-la mais atraente, interativa e prazerosa. Da mesma forma, é preciso investir na capacitação de professores no uso das TVs Pendrive, pois, hoje, a escola dispõe de um aparelho de TV em cada sala de aula, mas é notória ainda, a dificuldade dos professores em manuseá-las.É preciso que o professor busque constantemente capacitar-se para estar conectado ao mundo das Novas Tecnologias da Educação.

2 comentários:

Nossos cursistas!!! disse...

Muito pertinente as colocações de vocês, precisamos está atentos a essa inovações tecnológicas,como dizem: "É preciso, antes que todos os professores estejam inseridos nessa era digital, desenvolvam habilidades e competências para utilizar o computador na sala de aula, fazendo desse um aliado para o momento de preparo de aula, de forma a dinamizá-la, torná-la mais atraente, interativa e prazerosa."
Pois é, somente assim estamos buscando aprimoramento dessas novas práxis e consequentemente melhorias no ensino aprendiazagem. Senti falta da ilustração no texto, conforme solicitado na atividade.
Parabéns pelas excelentes abordagens no texto, e durante todo o curso.
Abraços Ceiça

Nossos cursistas!!! disse...

Olá Sol e Mulherzinha,rs.
Agora sim, sua atividade está completa,é que, realmente não consegui ver as imagens, mas a equipe não perdeu pontos por isso.
Parabéns. Adoro vcs.
Abraços Ceiça