terça-feira, 26 de maio de 2009

Cursistas - ASTÉRIA TEIXEIRA / JUÇARA MARISE

Colégio Estadual Santo Antônio de Abaré
Equipe: Astéria Teixeira Neta e Juçara Marise Lima Trapiá
Curso – Educação Digital 40 h
Formadora – Profª Ceiça
Núcleo de Tecnologia Educacional NTE 11


EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

A evolução tecnológica mudou e está mudando a vida de todos os seres humanos do nosso planeta.
Vivemos em um mundo onde a tecnologia afeta e modifica nossos hábitos, nosso modo de trabalhar, aprender, além de facilitar muito o nosso cotidiano.
A história abordada no vídeo “Do sonho aos ares”, só nos dar mais forças para não desistirmos das nossas lutas, para irmos a busca de nossos sonhos, pois sabemos que com muita paciência e perseverança podemos ir longe.
Já imaginou se Santos Dumont não tivesse inventado o avião? O tempo que levaríamos para nos deslocar de um local bem distante para outro seria muito grande. Com o aparecimento dessas máquinas essa distância ficou pequena.
Hoje em dia tudo que fazemos está relacionado com a tecnologia. Os computadores se fazem presentes em quase todos os lugares. Se vamos ao banco, utilizamos uma máquina para fazer as tarefas, antes realizadas pelo homem.
O curso de Educação digital veio facilitar a vida do professor no que diz respeito à tecnologia, pois quem já utiliza essas ferramentas terá como se aprimorar nas suas atividades diárias, como dar aulas, planejar, elaborar projetos, etc. E os que ainda não utilizam essa tecnologia terão a oportunidade de aprender.
Em relação à prática docente a informática está intimamente ligada a quase todos os nossos atos. Seja para elaborar conteúdos que são abordados em sala de aula ou para elaborar provas, digitar, planejar, fazer planilhas de notas de alunos, freqüências, coisas mais, pois com o uso da internet podemos o tempo aprimorar os conteúdos através de pesquisas, de troca de informações com outros professores, etc. Valendo lembra que já existem ações de educação a distância, que oportuniza aos cidadãos que residem em locais distantes e de difícil acesso a conclusão dos seus estudos.

Um comentário:

Nossos cursistas!!! disse...

As abordagens da dupla foi bastante significativa e satisfatória, pois o nosso grande desafio de uma proposta de mudanças da abordagem educacional é transformar uma educação centrada no ensino, na transmissão da informação, em uma educação em que o aluno possa realizar atividades através de mais um recurso pedagógico que é o computador e, assim, desenvolver suas habilidades e competências.
Parabéns pelo dinamismo nas atividades propostas. Adorei trabalhar com vocês.

O meu 10 para a dupla.
parabéns e muitos Sucessos!!!

Facilitadora: Profª Ceiça
NTE 11